Seja bem vindo
Bauru ,27/04/2024

  • A +
  • A -

Furgão do CineSolar estaciona em Bauru

Fonte:ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - PREFEITURA DE BAURU
Furgão do CineSolar estaciona em Bauru

Cinema ao ar livre, pipoca e diversão em família, tudo gratuito, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O cinema itinerante movido a energia solar é uma experiência que pode ser desfrutada em Bauru no dia 24 de março, um domingo, às 18h, no Parque Vitória Régia, com diversas atividades para todos os públicos. Na telona, serão exibidos curtas-metragens infantis e o longa ‘Sing 2’.  A entrada é gratuita e não é necessário se inscrever.


A 7a edição do CineSolar é patrocinada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da CPFL Energia, o apoio do Instituto CPFL e a Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Cultura, e é realizada pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal. Apenas 9% das capitais brasileiras têm cinema. Além disso, ir ao cinema é caro para as famílias que gastam com ingressos, transporte e pipoca. Nesse cenário, o CineSolar é uma opção de programação cultural gratuita e ao ar livre para todas as pessoas. Afinal, assistir a filmes com os amigos é bem mais divertido! "No primeiro cinema do Brasil que utiliza energia limpa e renovável, a experiência é ainda mais vantajosa", afirma Cynthia Alario, a idealizadora do CineSolar.


O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista que cria a magia do CineSolar. O carro é equipado com placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, inclusive a tela. As luzes vibrantes, a decoração de materiais reciclados e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam de maneira lúdica como a luz solar se transforma em energia elétrica.


O Circuito CPFL 2024 estará presente em 95 cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará e Rio Grande do Sul. Além das sessões de cinema, que, este ano, também trarão curtas-metragens que aproximam o Brasil da interessante e milenar cultura chinesa, serão promovidas 52 oficinas em escolas públicas, com linguagem audiovisual e técnica de animação em stop motion. A frente Circuito CPFL, por meio da frente, tem contribuído para a inclusão e o entretenimento em nossas comunidades, além de ser uma iniciativa que instrui as pessoas a sensibilizarem para um desenvolvimento mais responsável e ecologicamente correto”, de acordo com Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.

O CINESOLAR

Há onze anos, o CineSolar (link.ee/cine.solar) foi lançado pela Brazucah Produções. Desde então, realizou mais de 2300 sessões (com a exibição de 220 filmes) e 690 oficinas para 341 mil pessoas em 700 cidades de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto, que cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), já percorreu - com seus furgões Mahura e Tupã - mais de 302 mil quilômetros pelo país e tem como objetivo democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e divulgar a tecnologia da geração de energia solar. 


O CineSolar faz parte da Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas movidos a energia solar. Ele tem patrocínio institucional da Mercedes-Benz - Cars & Vans Brasil, patrocínio solar da Clarios - com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, parceria solar da EnergySeg Engenharia e apoio das marcas Biowash e Bio 2. O projeto também promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz), além de compensar o carbono em parceria com a Ecooar (262 árvores já foram plantadas em área de manancial, em Garça/SP).

PROGRAMAÇÃO


Bauru


Sessões de Cinema

Data – 24/03 (domingo)

18h - 1ª sessão - curtas-metragens infantis e ambientais

19h - 2ª sessão - ‘Sing 2’

Entrada - livre - não precisa de ingresso

Atração - pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar

Local - Parque Vitória Régia

Local em caso de chuva - Centro Cultural ‘Carlos Fernandes de Paiva’ - Avenida Nações Unidas, 8-9 - Centro


SINOPSES DOS FILMES


1ª sessão


Os curtas-metragens infantis e ambientais com a temática ‘Protagonistas do Amanhã: Moldando o Futuro’ foram selecionados pela curadora e diretora artística Ana Arruda, da Sétima Produções Culturais, idealizadora e diretora do Curta Brasília - Festival Internacional de Curta-metragem.


'Bao’ - Direção: Domee Shi - EUA - 8min - Animação/2018 - Livre

Sofrendo com a ausência do filho, uma mãe volta a ver sentido na vida quando um dos bolinhos que preparou ganha vida. Ela então começa a cuidar da criatura dando-lhe todo o amor e carinho. Mas, de forma inesperada, ele cresce e ganha independência, deixando sua criadora triste mais uma vez.


‘Valentino’ - Direção: Cassiana Maranha - Paraíba/2014 - Ficção - 4 minutos - Livre

Valentino tem nove anos, quando é apresentado à música por sua amiga da mesma idade, Sofia. Ele se encanta e um novo mundo se abre ao pequeno garoto. Valentino decide ser músico. Só um detalhe: ele possui surdez profunda. Uma história sobre a realização do improvável, a determinação para alcançar um objetivo e o valor do amor. Valentino ouve menos e sente mais.


‘Lily’s Hair’ - Direção: Raphael Gustavo da Silva - Goiás - 14min – Ficção/2019 – Livre

Audiodescrição, closed caption, libras

Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.


‘A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira’ - Direção: Beatriz Ohana - Rio de Janeiro/2019 - Ficção - 15 min - Livre 

Quando o lixo só cresce e os adultos não dão conta do problema, João Pedro, Sophia e as crianças do QG dos Sonhadores entram em ação para derrotar os inimigos do bairro: Lixeira Furada e Capitão Sujeira. Uma aventura cheia de imaginação, que apresenta o olhar de crianças sobre o lugar em que vivem.


2ª sessão


‘Sing 2’ - Direção: Garth Jennings - 1h50min - Animação/2021 - Livre

Na glamourosa cidade de Redshore, Buster Moon e a galera enfrentam seus medos, fazem novos amigos e superam seus limites em uma jornada para convencer o recluso astro Clay Calloway a subir aos palcos novamente.


Com informações da assessoria do CineSolar




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha