Seja bem vindo
Bauru ,27/04/2024

  • A +
  • A -

Caravana das Artes e a Caravana do Esporte em Bauru

Fonte:ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - PREFEITURA DE BAURU
Caravana das Artes e a Caravana do Esporte em Bauru

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes, com apoio da Prefeitura de Bauru, através da Secretaria da Educação, vão promover atividades inclusivas de esporte e arte educacionais para crianças e professores da rede pública de ensino. Serão três dias de diversão com jogos de futebol, oficinas de som e movimento e cursos para professores.


As Caravanas levam metodologias para qualificar a prática esportiva nas escolas públicas e garantir o acesso das crianças às linguagens artísticas em sala de aula, por meio da formação de professores. Os especialistas das Caravanas usam técnicas e materiais para ensinar sobre esportes e arte.


Artistas e atletas convidados participam das atividades das Caravanas. A cantora Indiana Nomma e o atleta Victor Ramos visitam a Arena Caravana em Bauru para conversar sobre a importância de se dedicar à arte e ao esporte na escola. 


A Secretaria da Educação está chamando 2.000 crianças para brincar em tendas de música e dança e em 8 miniestações esportivas. Enquanto as crianças brincam, cerca de 200 professores de artes e educação física e gestores municipais se preparam para dois cursos de aperfeiçoamento: Metodologia Viva com Arte e Pedagogia do Esporte Educacional.

INDIANA NOMMA

Convidada da Caravana das Artes, a cantora hondurenha radicada no Brasil, Indiana Nomma, afirma estar “feliz com o convite para conhecer as Caravanas e vivenciar o trabalho voltado para a arte na educação”. Além de visitar as tendas de música e de dança, a artista trocará experiências com os professores inscritos no curso Viva com Arte.

Indiana Nomma canta jazz, bossa nova e música latina. Ela é uma homenagem à cantora Mercedes Sosa. Dois sons, "Unexpected" e "Lessons in Love", foram premiados em 2016. O álbum mais recente foi lançado em 2022. Seu Tributo a Mercedes Sosa foi declarado oficial pela família da cantora argentina.

Indiana viveu no México, Portugal, Nicarágua e Alemanha Oriental, e agora está no Brasil. Sua voz grave e versatilidade em vários estilos, traz jazz, bossa nova e música latinoamericana em seus shows, com repertórios em inglês, português, espanhol e alemão. Seus shows são animados por sua voz grave e trompetes.


VICTOR GABRIEL RAMOS

O atleta sub-23 do salto em distância Victor Gabriel Ramos é uma das promessas da área de atletismo da Associação Bauruense de Desportos Aquáticos (ABDA). Convidado da Caravana do Esporte para conhecer a ação do projeto em Bauru, Victor falará sobre sua modalidade e mostrará para as crianças como é o treino do salto em distância e como a atividade física é valiosa para a criança se desenvolver de forma integral.

Victor, que é atleta profissional, conheceu o atletismo em 2013 em um projeto social da cidade chamado Acaê Alfa. Em 2016, foi federado à Confederação Brasileira de Atletismo e participou do Campeonato Brasileiro e de torneios internacionais de atletismo. Victor aumentou sua marca de 6,20m em 2018, para 7,73m em 2023, passando para segundo lugar do ranking brasileiro sub-23 do salto em distância.


PROGRAMAÇÃO DAS CARAVANAS


Dias 19, 20 e 21 de março, das 8h às 17h


Local – Recinto Mello Moraes – Avenida Comendador Martha, quarteirão 36


19 de março

9h – Cerimônia de abertura dos projetos na Arena da Caravana do Esporte e Caravana das Artes


19, 20 e 21 de março

Das 8h às 17h - Cursos de formação para profissionais das Secretarias Municipais da Educação e do Esporte - Pedagogia do Esporte Educacional e Metodologia Viva com Arte e diálogos sobre autismo e inclusão. Professores formadores - João Batista Freire, Alexandre Arena, Rita Lagrota, Ossimar Franco, Denny Neves e Gabrielly Oliveira Lima


21 de março

16h30 -  Encerramento das formações presenciais


SOBRE AS CARAVANAS

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são projetos de educação do Instituto Esporte & Educação e do Instituto Mpumalanga, com apoio do Unicef, que viajam o Brasil desde 2005, aplicando e transferindo tecnologias social e educacional a partir das metodologias Pedagogia do Esporte Educacional e Metodologia Viva com Arte.

Os institutos ajudam as crianças e os professores a se especializarem em educação e gestão. Eles também ensinam em uma plataforma online. O Instituto Mpumalanga e o Instituto Esporte & Educação ajudam a garantir que as crianças tenham acesso a esportes e artes nas escolas. Eles ajudam a ajudar a garantir que as escolas atendam às suas necessidades.

A Caravana das Artes é financiada por empresas como Ipiranga, Otis, EDP e Instituto Cultural Vale, através de uma lei do Ministério da Cultura. A Caravana do Esporte tem patrocínio das empresas Itaú e Deloitte, via Lei de Incentivo ao Esporte/Ministério do Esporte/Governo Federal.

A assessoria da Caravana das Artes e do Esporte informa que a assessoria da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes está informando.





Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha