Seja bem vindo
Bauru ,22/05/2024

  • A +
  • A -

Emergência Hídrica no município e DAE terá medidas para combater a falta de água

Fonte:ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - PREFEITURA DE BAURU
Emergência Hídrica no município e DAE terá medidas para combater a falta de água

A Prefeitura de Bauru publicará, em uma edição extra do Diário Oficial desta quinta-feira (9), o decreto de Emergência Hídrica no município, com validade de até 60 dias, podendo ser estendido, caso necessário. O decreto vai permitir que o Departamento de Água e Esgoto (DAE) possa tomar mais cautela nas ações para combater a falta de água em Bauru.


Nos últimos meses, as precipitações foram inferiores à média, resultando em uma diminuição na capacidade da represa de captação do Rio Batalha, que atualmente tem um nível de 1,74m, quando deveria ter atingido 3,20m para garantir o abastecimento completo de 26% da população da cidade. A maioria das pessoas recebe água proveniente dos poços.


Com o decreto, o DAE deve tomar as medidas necessárias para restabelecer o fornecimento de água de imediato, podendo tomar medidas de contingenciamento, rodízio de abastecimento, contratação de empresas ou profissionais especializados, aquisição de materiais e serviços, inclusive por dispensa de licitação, de acordo com a legislação vigente. Fica permitido ao DAE a utilização de poços, reservas e represamentos privados, urbanos ou rurais, desde que sejam avaliados os padrões de qualidade da água bruta, que servirão para o abastecimento e armazenamento de água durante a situação de escassez.


Nos últimos anos, a autarquia investe recursos na perfuração de poços e construção de reservatórios, além de aumentar a capacidade de produção e reservação de água, reduzindo a dependência do Rio Batalha, que era de 35% há quatro anos atrás para 26% atualmente. Apesar do baixo índice de chuvas, ações emergenciais são necessárias para garantir o abastecimento da população. O DAE fornece caminhões-pipa para as áreas com o abastecimento restrito. Os moradores devem solicitar pelo telefone 0800 77 10 195, que atende ligações de telefone fixo e celular, 24 horas por dia, todos os dias da semana.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha