Seja bem vindo
Bauru ,13/07/2024

  • A +
  • A -

Bauru avança para receber um novo radar meteorológico

Fonte:ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - PREFEITURA DE BAURU
Bauru avança para receber um novo radar meteorológico

O governo do Estado e a Unesp assinaram, nesta terça-feira (25), um acordo para que o Centro de Meteorologia (IPMet) da Unesp de Bauru faça a operação do radar do Instituto de Estudos Avançados do Mar (IEMar), que fica no litoral paulista. A reunião também trouxe grandes avanços nas conversas para a aquisição de um novo radar meteorológico para o IPMet. A demanda é antiga, uma vez que a modernização permitirá uma significativa melhoria nas condições de trabalho dos profissionais. O advento do radar é crucial para fornecer informações mais precisas na previsão do tempo, o que permitirá à Defesa Civil se antecipar na prevenção de eventos climáticos como chuvas intensas, secas prolongadas e temperaturas extremas, como ondas de calor ou frio.


Suéllen Rosim acredita que o pedido para instalar um novo radar em Bauru trará benefícios para a cidade e a região. “O governador Tarcísio de Freitas já havia assumido o compromisso de modernizar os radares do Estado. Bauru deve ser contemplada, pois temos um instituto qualificado e com tradição, o IPMet, além de uma boa localização. "Vamos monitorar para que isso se realize nos meses seguintes e tenhamos um novo radar meteorológico", afirmou.


O termo foi assinado pelo secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Henguel Ricardo Pereira, e pelo reitor da Unesp, Pasqual Barretti. O coordenador da Defesa Civil de Bauru, Marcelo Ryal, esteve presente no evento, pois o município tem atuado para que o governo estadual e a universidade possam investir em um novo radar. Novamente discutimos com o governo estadual sobre a relevância de um equipamento de monitoramento para Bauru. A Unesp vai concluir o estudo que aponta qual o melhor radar para o IPMet e, depois, o Estado deverá investir na aquisição, com a formalização de um convênio, ainda este ano. "O uso de um radar moderno faz a diferença na prevenção de desastres e na previsão do tempo, o que afeta a vida de todos", afirmou Ryal.


O valor do novo radar ainda não foi definido, pois o estudo para definir qual é o equipamento mais adequado está sendo finalizado pela Unesp, com a possibilidade de aquisição até o final do ano. O governo estadual também manifestou sua intenção de concentrar o controle da rede de radares do Estado em Bauru, devido à sua localização estratégica na região central do Estado e à IPMet da Unesp em Bauru.


A professora doutora Vera Capellini, diretora do IPMet, também esteve presente na reunião na capital paulista. O evento foi proveitoso, com a assinatura do acordo entre o nosso reitor e o governo estadual, e esperamos que um novo acordo para a aquisição de um novo radar seja assinado em breve. "O IPMet não pode mais aguardar e a Unesp está disponível para colaborar neste momento de mudanças climáticas", afirmou. Os integrantes do Inmet também estiveram presentes na reunião.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha