Seja bem vindo
Bauru ,13/07/2024

  • A +
  • A -

Exposição interativa inédita com conteúdos dos Museus da USP em Bauru estará aberta durante o feriado

Fonte:ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - PREFEITURA DE BAURU
Exposição interativa inédita com conteúdos dos Museus da USP em Bauru estará aberta durante o feriado

A exposição inédita e gratuita ‘USP 90 anos: uma jornada imersiva pelos nossos Museus’ foi aberta em Bauru em junho. Localizada na Galeria Municipal Angelina W. Messenberg, na avenida Nações Unidas, 8-9, no Centro, a exposição estará disponível para visitação até o dia 13 de julho, de segunda-feira a sábado das 9h às 18h, incluindo o ponto facultativo de segunda-feira (8) e o feriado de terça-feira (9). A realização é da Universidade de São Paulo (USP), com o apoio da Secretaria de Cultura de Bauru, Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural e a Pinacoteca de Bauru.


A mostra oferece uma experiência imersiva e digital que permite ao público explorar os acervos dos principais museus da USP: Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), Museu de Zoologia (MZ) e o Museu do Ipiranga, integrante do Museu Paulista (MP). Com seções exclusivas, os visitantes têm a oportunidade de interagir com recursos de realidade virtual e peças físicas selecionadas, proporcionando uma visão abrangente do conhecimento produzido e preservado por esses museus.


A exposição começa com o filme documentário imersivo ‘4M’, uma videoinstalação do artista Tadeu Jungle. Destaques incluem a réplica da obra ‘Formas Únicas da Continuidade no Espaço’ de Boccioni no MAC, e a exposição ‘Tempos Fraturados’. O MAE explora a história dos povos indígenas em São Paulo e apresenta artefatos e uma projeção tridimensional do sítio arqueológico Abrigo Itapeva. O MZ exibe o processo evolutivo animal e uma coleção de fósseis, incluindo um dinossauro descoberto pela equipe do museu. Já o MP foca na diversidade paulista com retratos históricos, coleções de porcelanas e uma visita virtual às salas expositivas do Museu do Ipiranga, destacando a obra ‘Independência ou Morte!’.


Além das visitas espontâneas autoguiadas, a exposição conta com monitores e um programa educativo para receber grupos e escolas das cidades por onde passa.



SERVIÇO


Exposição ‘USP 90 anos: uma jornada imersiva pelos nossos Museus’


Período de exposição - de 20/06 a 13/07, de segunda-feira a sábado das 9h às 18h

Local - Galeria Municipal Angelina Waldemarin Messenberg - Avenida Nações Unidas, 8-9 – Centro

Entrada gratuita

Mais informações e agendamento de grupos em expomuseus90anos.usp.br




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha