Projeto Cemeia recebe alunos do IFSP Bauru e promove educação sustentável e solidária
O Projeto Cemeia, em Bauru, recebeu alunos do IFSP para visitas monitoradas sobre hortas, agroflorestas e economia solidária. Confira como agendar sua visita.
A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon) e seu Centro de Inovação Tecnológica (CIT), realizou visita ao Hub de Inovação ONOVOLAB de São Carlos.
Com uma estrutura voltada para o ambiente de inovação, o ONOVOLAB funciona desde 2018, e veio para somar ao ecossistema da cidade e região. Empresas renomadas como Ifood e LuizaLabs já passaram pelo espaço. Atualmente, grandes empresas como Santander/F1RST e CSD, além de startups do município, contribuem para impulsionar o desenvolvimento local.
A equipe da Sedecon foi recebida pela gerente de operações e facilities Ana Flávia Mendes, que apresentou o espaço e mostrou projetos que podem ser incluídos no ecossistema de inovação de Bauru. Um deles é o ‘Robocup Brasil’, que é o maior evento de robótica e inteligência artificial da América Latina. A ação é organizada por uma associação sem fins lucrativos, formada por professores e pesquisadores voluntários das principais universidades e empresas do Brasil.
“Em breve, vamos avançar nas tratativas desse projeto e ver como Bauru pode ser inserida nesse cenário de inclusão digital, capacitação e oportunidades para nossos jovens. Além disso, é fundamental realizar a aproximação da Sedecon de ações inovadoras como as do ONOVOLAB. Assim, avançamos, geramos mão obra capacitada e passamos a trilhar um caminho sólido para a inovação de nossa cidade”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, Jurandir Posca.
A visita também contribuiu para aproximar as startups que estão em fase inicial de incubação no CIT ,com ideias já consolidadas de São Carlos. A contribuição pode ocorrer por meio de trocas de experiências e mentorias. Na ocasião, o CIT também colocou sua estrutura à disposição e a equipe compartilhou a breve história do local inaugurado em maio de 2024 e que já ofereceu 34 cursos gratuitos ano passado, e capacitou mais de 1.455 pessoas.
No primeiro semestre de 2025, 27 cursos estão sendo oferecidos e dez ideias foram selecionadas por meio de chamamento público, para receber mentorias de empresa especializada e licitada pela Sedecon. Todas as atividades do CIT podem ser acessadas no link: https://sites.bauru.sp.gov.br/cit/.
O CIT fica na avenida Duque de Caxias, 16-55, e o telefone para contato é o (14) 3232-1392, com funcionamento das 8h às 17h de segunda a sexta-feira.
Redator profissional
O Projeto Cemeia, em Bauru, recebeu alunos do IFSP para visitas monitoradas sobre hortas, agroflorestas e economia solidária. Confira como agendar sua visita.
A Emeii Olga Bicudo, no Mary Dota, realizou a 4ª Mostra Cultural com foco na valorização da diversidade, educação antirracista e fortalecimento da identidade das crianças em Bauru.
A Secretaria de Cultura de Bauru retoma neste 12 de agosto a publicação de resultados e convocações dos editais da Política Nacional Aldir Blanc. Saiba prazos, recursos e cotas.