Oficina Prática com Núcleo de Performance e Intervenção Urbana celebra a potência da arte contemporânea em Bauru

Oficina Prática com Núcleo de Performance e Intervenção Urbana celebra a potência da arte contemporânea em Bauru

Experimento Final, conduzido por Márcio Pi, marca o fim do ciclo de oficinas que explorou o corpo como território de criação, escuta e presença.

Após meses de intensa imersão artística, o Núcleo de Performance e Intervenção Urbana, iniciativa da Associação de Teatro de Bauru e Região (ATB), encerra suas atividades com o Experimento Final: Exploração e Celebração da Performance Contemporânea, no dia 30 de outubro, às 20h, na Sede SACA (Rua Sete de Setembro, 10-53). A ação é aberta ao público e não requer inscrição prévia.

O ciclo de oficinas do Núcleo promoveu uma jornada de experimentação que colocou o corpo como território de criação e escuta, propondo novas formas de relação entre arte, espaço urbano e sociedade. A cada encontro, artistas e participantes vivenciaram diferentes abordagens da performance contemporânea — do corpo-oráculo às práticas clownescas, das criações cênicas às interfaces entre teatro e audiovisual.

As atividades foram conduzidas por artistas e pesquisadores reconhecidos, como Jorge Vermelho, Andressa Francelino, Rodrigo Scarpelli e José Fernando Peixoto de Azevedo, que compartilharam metodologias e processos criativos, ampliando o olhar sobre a arte performativa e suas possibilidades de diálogo com o público.

O Núcleo de Performance e Intervenção Urbana é idealizado e coordenado por Márcio Pimentel (Márcio Pi), fundador da histórica Cia. Sylvia Que Te Ama Tanto, referência em linguagem experimental no interior paulista. A iniciativa foi viabilizada com recursos de emenda impositiva municipal, reafirmando o compromisso da ATB com o fortalecimento das artes cênicas e a valorização dos artistas locais.

Com mais de quatro décadas de trajetória, Márcio Pi é graduado em Artes Cênicas pela ECA/USP e em Audiovisual pela Faculdade Paulista. Atuou em grupos como Avesso, Pessoal do Poente e Cia. Célia Helena, e concebeu 21 espetáculos pela Cia. Sylvia Que Te Ama Tanto. Foi ainda coordenador do Núcleo de Performance UHUU (UNESP-Bauru), curador do I Fórum da Performance no Estado de São Paulo e integrou a Câmara Setorial Nacional de Teatro da FUNARTE.



 

Vivência gratuita propõe um mergulho coletivo nas linguagens do corpo e nas múltiplas expressões da performance contemporânea.



 

O “Experimento Final” marca o encerramento das atividades do Núcleo neste projeto, com uma vivência aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia, que propõe um mergulho coletivo nas linguagens do corpo e celebra a potência criativa e investigativa da performance.

A ação é aberta ao público e voltada para artistas, estudantes, educadores, produtores culturais e interessados em artes cênicas e performance contemporânea.



 

Serviço:
OFICINA PRÁTICA: Experimento Final – Exploração e Celebração da Performance Contemporânea
Condução: Márcio Pi (Márcio Pimentel)
Data: 30 de outubro, às 20h
Local: Sede SAC – Rua Sete de Setembro, 10-53, Centro - Bauru
Entrada: Gratuita – sem necessidade de inscrição prévia
Realização: ATB – Associação de Teatro de Bauru e Região
Apoio: Emenda Impositiva Municipal


 

Atividades e mais informações no @sacbauru. 

Thiago Camargo

Thiago Camargo

Redator profissional