Seja bem vindo
Bauru ,13/07/2024

  • A +
  • A -

Museus da USP trazem conteúdos de seus acervos para Bauru em exposição interativa inédita

Fonte:ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - PREFEITURA DE BAURU
Museus da USP trazem conteúdos de seus acervos para Bauru em exposição interativa inédita

Dando continuidade aos eventos que celebram seus 90 anos, a USP inicia, nesta quarta (19), a etapa de Bauru da itinerância da exposição inédita e gratuita ‘USP 90 anos: uma jornada imersiva pelos nossos Museus’, que percorre todos os municípios onde há campus da universidade, como Ribeirão Preto, Pirassununga, Bauru, São Carlos, Piracicaba, Lorena e São Paulo. A inauguração será às 14h, na Galeria Municipal Angelina W. Messenberg, na avenida Nações Unidas, 8-9, no Centro. A mostra estará em exibição em Bauru de 20 de junho a 13 de julho. A exposição tem o apoio da Secretaria de Cultura de Bauru, do Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural e da Pinacoteca de Bauru.


A exposição proporciona uma experiência imersiva e digital que estimula a interação e a descoberta dos museus estatutários da universidade, que possuem os maiores e mais importantes acervos do Brasil, como o Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), Museu de Zoologia (MZ) e o Museu do Ipiranga, que faz parte do Museu Paulista (MP) Os quatro acervos distintos serão reunidos em um único ambiente por meio da combinação de recursos de realidade virtual e peças físicas selecionadas, proporcionando ao público a chance de apreciar a variedade de conhecimento produzido e preservado pelos museus da USP. A equipe do Instituto de Inovação da USP (InovaUSP) realizou todas as simulações e criações virtuais na própria universidade.


O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, fala sobre a relevância da exposição. O objetivo desta exposição é aumentar a interação com o público. Em relação aos museus, nossos acervos estão entre os maiores e mais importantes do mundo, com obras maravilhosas e um trabalho de pesquisa e conservação bastante qualificado. Dessa forma, a curadoria da mostra escolheu recortes relevantes em uma perspectiva que leva o público a uma experiência nesse universo. A ideia não é apenas levar os museus para as cidades do interior, pois isso seria impossível, mas sim mostrar ao público um pouco desse trabalho e revelar todo o trabalho, convidando as pessoas a visitarem os museus sempre que tiverem essa chance”, lembra.


O percurso começa com 4M de filme documentário imersivo em formato de videoinstalação do artista e videomaker Tadeu Jungle. O acervo do MAC apresenta Boccioni no Brasil, com uma réplica da obra célebre Formas Únicas da Continuidade no Espaço, além da exposição Tempos Fraturados. A exposição aborda a ocupação passada e presente dos povos indígenas na cidade de São Paulo, incluindo artefatos e uma representação tridimensional do sítio arqueológico Abrigo Itapeva. O MZ trata do processo de evolução animal e apresenta uma seleção de fósseis, além de mostrar exemplares impressionantes de dinossauros, inclusive um descoberto pela equipe do Museu. O MP focaliza a diversidade da sociedade paulista através de fotografias históricas e coleções de porcelana, além de levar o visitante a conhecer algumas das salas expositivas do Museu do Ipiranga e a obra famosa Independência ou Morte!


A nova mostra receberá visitas espontâneas autoguiadas e também terá monitores e um programa educativo para receber grupos e escolas das cidades onde será exibida. Hussam El Dine Zaher, que também é pró-reitor adjunto de Cultura e Extensão Universitária, explica como a exposição tem como objetivo divulgar uma pequena amostra de locais que podem ser visitados para uma experiência ainda mais rica. Diferente de outras experiências imersivas, nas quais a realidade virtual leva o público a lugares e tempos distantes - difíceis ou inatingíveis -, ‘USP 90 anos: uma jornada imersiva pelos nossos Museus’ traz ao público museus que estão a poucos quilômetros de distância, como um convite para visitar e compreender sua função como espaços públicos e objetos de produção e formação acadêmica. Zaher também salienta o envolvimento dos museus na produção da iniciativa. Todos os diretores, curadores e equipes tiveram uma grande dedicação ao longo de vários meses planejando e criando essa exposição. "É uma tarefa que requer muitas mãos e olhares, por isso é tão rica".


Maria Arminda do Nascimento Arruda, vice-reitora da USP, destacou a importância da presença da instituição. Em cada um de nossos campi, há uma verdadeira cidade universitária. Dessa forma, a elaboração deste projeto é resultado de um compromisso da administração em atuar e pensar em um ambiente universitário integrado. Este projeto foi desenvolvido para que os campi da USP localizados no interior pudessem ter um contato mais próximo com obras fundamentais. A solução tecnológica supriu a complexidade e o custo de transportar as obras de valor, às vezes inestimável, explica.


SERVIÇO

Exposição ‘USP 90 anos: uma jornada imersiva pelos nossos Museus’

Abertura – 19/06 (4ª feira), às 14h

Período de exposição – de 20/06 a 13/07, de segunda-feira a sábado das 9h às 18h

Local - Galeria Municipal Angelina Waldemarin Messenberg - Avenida Nações Unidas, 8-9 – Centro

Entrada gratuita

Mais informações e agendamento de grupos en expomuseus90anos.usp.br/ 




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha