A hipertensão é uma doença silenciosa que, segundo o Ministério da Saúde, atinge um em cada quatro brasileiros. Ela ocorre quando o coração precisa trabalhar mais para bombear o sangue por todo o corpo devido à resistência que as artérias oferecem. Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia indicam que o distúrbio está presente em mais de 60% dos casos de infarto cardíaco e cerebral registrados no país. O problema é que os sintomas – dor de cabeça, falta de ar, tontura, palpitações e alterações na visão - geralmente só aparecem em fases tardias e já com complicações de órgãos como coração, rins e cérebro, ressalta Josely Figueiredo, cardiologista da Hapvida.
Aproveitando o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, comemorado em 17 de maio, o médico explica que o tratamento consiste em mudança de hábitos de vida e, quando indicado, uso diário de medicação para controle efetivo e melhora na sobrevida. Ele ressalta que pequenas mudanças no estilo de vida dão grandes resultados. Hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos de forma regular, controle do peso e do estresse e redução no consumo do sal, podem contribuir significativamente para controlar a pressão.
A hipertensão, frisa o cardiologista, tem maior prevalência em pessoas mais velhas e em 98% dos casos têm origem genética, ou seja, de transmissão familiar, porém, “jovens cada vez mais sedentários, com alimentação inadequada e hábitos de tabagismo, principalmente cigarros eletrônicos, desenvolvem hipertensão cada vez mais cedo”, alerta Josely Figueiredo. A melhor forma de prevenir a doença é adotar um estilo de vida saudável e fazer visitas regulares ao médico. Quanto antes for detectada, menores são os riscos para a saúde. “Uma longevidade saudável passa, com toda certeza, pelo controle adequado da pressão arterial”, conclui o médico.
Sobre a Hapvida
Com cerca de 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 69 mil colaboradores, atende quase 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil.
Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, a partir de 88 hospitais, 77 prontos atendimentos, 341 clínicas médicas e 291 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.