Bauru ganha sua primeira agência-café
Work Café Santander inclui áreas de coworking, salas privativas para reuniões, espaço para eventos e wi-fi aberto para clientes e não clientes
A Prefeitura de Bauru, em parceria com a Bracell, lançou nova fase do Programa de Educação Continuada. A iniciativa beneficia mais de 80 profissionais da educação e impacta milhares de alunos na região.
A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria da Educação, iniciou nesta terça-feira (2 de setembro de 2025) a nova fase do Programa de Educação Continuada da Bracell, dentro da plataforma Bracell Social. A iniciativa tem como objetivo capacitar profissionais da educação e fortalecer a gestão escolar, impactando diretamente a qualidade do ensino na rede pública.
Serão beneficiados mais de 80 profissionais da educação, entre diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, formadores e supervisores escolares, em quatro municípios: Bauru, Agudos, Pederneiras e Macatuba.
Table of contents [Show]
O lançamento foi realizado no Centro de Referência em Formação Permanente aos Profissionais da Educação Municipal (Crefor), durante o seminário “Alfabetização: caminhos que levam ao sucesso escolar”. O evento reuniu prefeitos, secretários municipais de educação, educadores e representantes da Associação Bem Comum e da Bracell.
A Associação Bem Comum, reconhecida nacionalmente pelo trabalho em políticas públicas de alfabetização, será responsável pela execução do programa, aplicando uma metodologia que fortalece as práticas pedagógicas, valoriza a gestão escolar e foca na melhoria dos indicadores de aprendizagem em língua portuguesa e matemática.
De acordo com Manoel Browne, diretor de Relações Institucionais da Bracell, a ação faz parte da Agenda Bracell 2030 e reforça o compromisso da companhia em contribuir para avanços reais na educação.
“Acreditamos que a educação é a ferramenta mais poderosa de transformação social. Queremos apoiar professores, gestores e comunidades para melhorar indicadores educacionais e garantir mais oportunidades para as crianças”, destacou.
A prefeita Suéllen Rosim ressaltou a importância da parceria entre poder público, sociedade civil e iniciativa privada:
“A educação transforma vidas. Essa união de forças fortalece nossas escolas, valoriza nossos professores e gera resultados concretos para os alunos de Bauru e de toda a região.”
Além dos 80 profissionais diretamente atendidos, a iniciativa terá impacto indireto em cerca de 5.200 pessoas, incluindo quase 350 professores e mais de 4.800 alunos do Ensino Fundamental I (2º ao 5º ano) nos quatro municípios.
Em nível estadual, somente em 2024 o projeto beneficiou mais de 24 mil professores dos anos finais do Fundamental em São Paulo, apoiando programas como Planejamento de Aulas e Formação por Dentro do Currículo, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e a Associação Parceiros da Educação. Agora, com a expansão para a rede municipal, o foco principal está nos anos iniciais e na alfabetização.
Durante o evento, os participantes acompanharam palestra de José Clodoveu de Arruda Coelho Neto (Veveu Arruda), presidente da Associação Bem Comum e referência em gestão educacional. Ele foi prefeito de Sobral/CE, cidade que alcançou o maior IDEB do Brasil em 2016, consolidando-se como modelo nacional em alfabetização.
Também participou a secretária de educação de Ferraz de Vasconcelos, Paula Trevissolli, que compartilhou experiências exitosas em sua rede de ensino por meio de parceria com a Associação Bem Comum.
O Programa integra o Bracell Social, plataforma de investimento social estruturada em três pilares: Educação, Empoderamento e Estar Bem. Por meio dela, a empresa desenvolve projetos que:
Além da prefeita de Bauru, Suéllen Rosim, e do secretário municipal da Educação, Nilson Ghirardello, participaram do evento:
Redatora profissional
Work Café Santander inclui áreas de coworking, salas privativas para reuniões, espaço para eventos e wi-fi aberto para clientes e não clientes
Moradores de Bauru e do Estado de São Paulo podem participar da Pesquisa de Percepção do Turismo até 31 de janeiro. Saiba como responder pelo bauru.com.br.
Além de bandas autorais compostas por mulheres, evento vai contar com exposições, exibições de curtas e rodas de conversas.
