Camarim Literário das Crianças leva teatro do Pinóquio em apresentações gratuitas nas Bibliotecas Municipais

Camarim Literário das Crianças leva teatro do Pinóquio em apresentações gratuitas nas Bibliotecas Municipais

Atração faz parte do novo projeto da Cia. Camarim e conta com adaptação de bonecos em estética artesanal.

A estória é um clássico que dialoga com a infância: Pinóquio é um boneco falante criado pelo carpinteiro Gepeto, que deseja ser um menino de verdade e passa por muitas descobertas nessa busca, assim como as crianças - aprende a conviver com a família, a sociedade, a educação e os seus próprios sentimentos.


 

Escrita pelo autor italiano Carlo Collodi, as Aventuras de Pinóquio ganham uma adaptação com bonecos em apresentações gratuitas na Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu, nos dias 10 e 12/11, e na Biblioteca Geisel, nos dias 11 e 13/11. O teatro é uma produção da Cia. Camarim e faz parte do “Camarim Literário das Crianças”, novo projeto da Companhia que integra teatro e literatura e se realiza em parceria com as Bibliotecas Municipais de Bauru.


 

“Nesta adaptação, aproximamos o universo da obra com os novos perigos e desafios que fazem parte da vida da criança na atualidade. Hoje com os smartphones, por exemplo, a Terra da Folia com suas inúmeras distrações está a um toque de distância”, comenta Bruno Wan-Dick, líder da Camarim. Além do teatro de Pinóquio, a programação do projeto para o mês de novembro prevê sessões de leitura mediada do livro “Abre a boca e feche os olhos!”, que narra a saga da garota Emili contra o Grande Vírus, e Contações de Causos com o Zé Barbado, que aborda elementos do folclore com personagens como a mula e o saci.


 

A agenda completa de apresentações do Camarim Literário das Crianças inclui 300 eventos baseados em narrativas clássicas e da cultura brasileira, com cronograma que se estende até dezembro de 2027. O roteiro completo das atividades de novembro pode ser acompanhado pelo site da Cia.Camarim e pelas redes sociais.


 

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Bauru, através da Secretaria Municipal de Cultura e das Bibliotecas Municipais, o Camarim Literário das Crianças é realizado pelo Programa de Ação Cultural - ProAC Editais, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) do Ministério da Cultura e Governo Federal.


 

O agendamento de turmas de escolas pode ser feito pelo WhatsApp da Biblioteca Municipal: (14) 3235-9352.


 



 

Agenda de apresentações

Novembro

10/11 (8h30 e 14h): Teatro As aventuras de Pinóquio. Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu. Av. Nações Unidas, 8-9, Centro.

10/11 (9h e 13h30) Sessão de leitura mediada do livro “Abre a boca e feche os olhos!” de Bruno Wan-Dick. Sala de Leitura Jardim Ouro Verde, rua Gabriel Morales, 1-24 - Jd. Ouro Verde.

11/11 (9h e as 14h) Teatro As aventuras de Pinóquio. Biblioteca Ramal Geisel. Rua Alziro Zarur, 5-08 

12/11 (8h30 e 14h): Teatro As aventuras de Pinóquio. Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu. Av. Nações Unidas, 8-9, Centro.

13/11 (9h e 14h): Teatro As aventuras de Pinóquio. Biblioteca Ramal Geisel. Rua Alziro Zarur, 5-08 

17/11 (9h e 13h30) Sessão de leitura mediada do livro “Abre a boca e feche os olhos!” de Bruno Wan-Dick. Sala de Leitura Jardim Ouro Verde, rua Gabriel Morales, 1-24 - Jd. Ouro Verde.

17/11 (14h): Contação de Causos com o Zé Barbado Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu. Av. Nações Unidas, 8-9, Centro.

24/11 (8h30 e 14h): Bomãe conta estórias: Alice no país das maravilhas. Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu. Av. Nações Unidas, 8-9, Centro.

24/11 (9h e 13h30) Sessão de leitura mediada do livro “Abre a boca e feche os olhos!” de Bruno Wan-Dick. Sala de Leitura Jardim Ouro Verde, rua Gabriel Morales, 1-24 - Jd. Ouro Verde.

Isabella Souza

Isabella Souza

Redatora profissional